Pol√≠tica Opinião por S√°vio Hackadt

A MONTANHA PARIU

Por Sávio Hackradt

18/05/2024 às 10:20:14 - Atualizado h√°
A coluna opinião é de responsabilidade do jornalista Sávio Hackadt

E a montanha pariu

S√°vio Hackradt é jornalista e consultor pol√≠tico

Sexta-feira (17/05/24) completou 15 dias que o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), depois de marchas e contramarchas, anunciou o seu apoio ao deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) como candidato à sua sucessão. Foi longo o parto do prefeito para anunciar a sua decisão. Durante todo o ano de 2023 e até março deste ano, ensaiou v√°rias pré-candidaturas, lançando balões de ensaio com nomes do seu secretariado, até se fixar no nome da secret√°ria de planejamento do munic√≠pio, Joana Guerra. Ao final do parto, terminou sendo ela a sua indicada para compor a chapa como candidata a vice-prefeita de Natal, ao lado de Paulinho Freire.

Em todo o per√≠odo do processo de gestação do candidato preferido de Álvaro Dias, nenhum dos nomes cogitados chegou a romper os 3% de intenções de votos, nas pesquisas divulgadas de fevereiro de 2023 a abril de 2024. O caso de Joana Guerra é o mais emblem√°tico, pois o prefeito a colocou debaixo do braço e saiu pelos bairros da cidade, apresentando-a como sua candidata. Abriu espaço na propaganda partid√°ria do seu partido, no r√°dio, na televisão e nas redes sociais, como forma de impulsion√°-la junto ao eleitorado natalense. Mesmo assim, Joana Guerra não ultrapassou 3% de intenções de voto nas pesquisas. Sem um nome no bolso do seu colete para o suceder na prefeitura de Natal, só restou a Alvaro Dias se render a uma candidatura j√° posta. Durante os √ļltimos dois meses, ele balançou na corda bamba entre apoiar Carlos Eduardo (PSD) ou Paulinho Freire (União Brasil). Terminou apoiando Paulinho Freire e indicou Joana Guerra como vice para compor a chapa.

O cen√°rio sucessório est√° se consolidando em termos de composições pol√≠ticas, com o acordão que se fez em torno da candidatura de Paulinho Freire (União Brasil). Falta agora a candidata do PT, deputada federal Nat√°lia Bonavides, definir quem vai ocupar a vice-prefeitura e também o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD), definir a composição de sua chapa, o que dever√° ocorrer nos próximos 45 dias. Até l√° haver√° muita especulação sobre quem vai ser vice de Carlos e/ou de Nat√°lia que, nessa altura do campeonato, j√° devem ter os nomes preferidos, mas talvez não os anunciem logo. Coisas do jogo do xadrez pol√≠tico.

As questões que se colocam agora são: o que far√° Álvaro Dias para alavancar a candidatura do seu preferido, que até a √ļltima pesquisa divulgada continuava na terceira posição, atr√°s da deputada federal Nat√°lia Bonavides (PT), e muito atr√°s do l√≠der das pesquisas, Carlos Eduardo (PSD)? É Álvaro Dias um l√≠der popular das massas em Natal, capaz de transferir milhares de votos para Paulinho Freire? Nesses seis anos como prefeito, Álvaro Dias construiu uma liderança tão forte em Natal, capaz de definir os rumos de uma eleição na capital do estado?


Poder√° Alvaro Dias levar Paulinho Freire a vitória? As próximas pesquisas eleitorais vão medir a força da liderança e o poder de transfer√™ncia de votos de Álvaro Dias para Paulinho Freire. O fato concreto, medido nas pesquisas de fevereiro de 2023 a abril de 2024, é que Álvaro Dias não transferiu a força eleitoral que imagina ter para os seus pré-candidatos a prefeito, em especial para Joana Guerra.

O fabulista grego Esopo escreveu "O Parto da Montanha", uma pequena história onde uma montanha começa a fazer um barulho estrondoso, por um longo tempo, gerando expectativas sobre o que iria ocorrer, atraindo pessoas de todos os lugares para assistir o desfecho da situação. Um belo dia o barulho ficou fort√≠ssimo, a montanha tremeu toda e depois rachou, num rugido de arrepiar os cabelos. De repente, do meio do pó e do barulho, apareceu ... um rato.

Só o tempo dir√° se a montanha pariu um leão ou um rato.

Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Canal SPN

© 2024 Canal SPN - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Canal SPN