A INDEPENDÊNCIA DO VOTO QUALIFICADO
Diferentemente de boa parte das cidades pequenas, a eleição em uma capital difere em diversos pontos, e o principal deles é a independência do voto, o eleitor na capital espera e cobra por trabalho, obras e serviços, seu voto além de consciente é um voto maduro e qualificado.
Sem sombra de dúvidas é extremamente importante o trabalho dos vereadores no processo eleitoral, na verdade são eles o grande pára-choque das dificuldades da população, eles recebem a primeira pancada, a reclamação e a cobrança. Porém, assim como na campanha majoritária, o eleitor do vereador tem um voto livre e independente, não são raros os casos, e até é comum, o eleitor votar no seu vereador e escolher um prefeito diferente.
O eleitor de uma capital está preocupado com transporte público, saneamento, bons postos de saúde e boa educação, um voto qualificado assim não se sujeita a votar de cabresto, pego pela mão! Esse eleitor é independente, celetista e de opinião própria; Essa é a logística de uma eleição na capital, a história do candidato, seu serviço prestado, suas alianças e principalmente seu projeto de governo é o que faz o eleitor se decidir em qual prefeito ele quer votar.