Acordo visa a viabilidade do e-metanol no Brasil
A Petrobras assinou, nesta quinta-feira (16/11), Memorando de Entendimentos com a empresa dinamarquesa European Energy para avaliação, em caráter não vinculante, de oportunidades de negócios para desenvolvimento de projeto de planta de e-metanol no Brasil. A assinatura do acordo aconteceu, na Dinamarca, na sede da European Energy, empresa com atuação verticalizada na transição energética, incluindo geração renovável e soluções à base de hidrogênio verde.
O e-metanol é uma solução de baixo carbono com aplicações em processos industriais ou usado como combustível, especialmente no transporte marítimo. É produzido por meio da junção do hidrogênio verde, obtido a partir de fontes renováveis, como solar e eólica, e do dióxido de carbono de origem biogênica.
"A Petrobras está focada em ter bons parceiros como a European Energy. Empresas sólidas e consolidadas, que têm robustez para entrar conosco em projetos de larga escala. Há um benefício mútuo com essa parceria. Podemos compartilhar conhecimento e promover uma aproximação importante para as duas empresas e os dois países", comentou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
O Memorando de Entendimentos está alinhado aos elementos estratégicos do Plano Estratégico 2024-28, que visam a preparar a Petrobras para um futuro mais sustentável, contribuindo para o sucesso da transição energética.
Sobre a European Energy A/S
A European Energy é uma empresa dinamarquesa que desenvolve, constrói e opera ativos de energia renovável incluindo projetos de geração solar e eólica, bem como soluções à base de hidrogênio verde (Power-to-X). A empresa está presente em diversos países, possuindo ativos em operação e projetos em desenvolvimento no Nordeste do Brasil.