Rodrigo Quidute é casado com sobrinha de Álvaro Dias
Depois do escândalo de ontem mostrado pela CNN, denúncia grave volta a rodear Álvaro Dias, dessa vez na controladoria do município onde o controlador geral é casado com sua sobrinha.
Rodrigo Quidute é o nome do controlador geral do município de Natal, o mesmo exerce a função completamente a margem do que reza a resolução do TRIBUNAL DE CONTAS do estado, o órgão emitiu a resolução de Número 18/2022 que exige que a controladoria seja chefiada por funcionário de carreira, inclusive o STF decidiu da mesma forma em caso de repercussão geral.
Todas estas pessoas que estão junto com ele nas fotos, são cargos comissionados da Controladoria Geral do Município, o que é incompatível com a função de realizar auditoria e fiscalização das contas do município, já que não há imparcialidade.
Há processos tramitando no TCE/RN e no Ministério Público do Estado ( Nr. Do processo 02.23.2107.0000019/2024-91 ) a respeito da ocupação de cargos de chefias, incluindo o Controlador Geral , por comissionados na Controladoria.
Controladorias Gerais dos Municípios são órgãos centrais de controle interno do Poder Executivo e devem ter autonomia funcional para a fiscalização financeira e contábil da Administração. Por isso, é vedado ao controlador interno atividades político-partidárias, a fim de garantir a imparcialidade e efetividade do dever de fiscalizar os atos internos, bem como evitar que essa atribuição constitucional possa ter influência política".
O pior não é só isso, o controlador do município é simplesmente casado com Luciana Dias, sobrinha do prefeito Álvaro Dias, o que deixa a situação e permanência do mesmo a frente do órgão bastante fragilizada.