Sheyla Verde que responde pela saúde na cidade de Angicos soltou explicação a cerca do funcionamento do SUS, a medida se fez necessária após a oposição orquestrar ataques contra a secretária de saúde, se utilizando de uma paciente enferma.
VAMOS ENTENDER COMO FUNCIONA AS PORTAS DE ENTRADAS DAS REDES DE ASSISTÊNCIA DO SUS?
Criado a partir da Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) é operado pelo Poder Público através de uma divisão de responsabilidades entre os três poderes - Federal, Estadual e Municipal. A prefeitura tem a responsabilidade de organizar e executar os serviços de atenção básica à saúde, unidades básicas de saúde, equipes de saúde da família e unidades de pronto atendimento, serviços de baixa e média complexidade.
O governo estadual tem a função de planejar, coordenar e executar ações e serviços de média e alta complexidade em saúde, como hospitais regionais, centros especializados, serviços de urgência e emergência, entre outros. Além disso, cabe aos estados o gerenciamento e a regulação das ações e serviços de saúde em sua jurisdição, incluindo a pactuação de contratos e convênios com municípios, distribuição de vacinas e ações de vigilância em saúde.
Já no Governo Federal, através do Ministério da Saúde, é o responsável por formular e coordenar a política nacional de saúde, bem como pela gestão dos recursos financeiros do SUS. O governo federal também tem a função de financiar e apoiar as ações e serviços de saúde nos estados e municípios, por meio da transferência de recursos e da implementação de programas e políticas públicas de saúde em todo o país. Além disso, cabe ao governo federal a regulação de políticas e diretrizes nacionais, como a política de medicamentos, o controle de doenças endêmicas, aquisições de vacinas e a formação de profissionais de saúde.
Na prática
A Prefeitura de ANGICOS atende a população com 5 unidades Básicas de Saúde da Família (UBS s), Um Hospital Municipal, com sala de estabilização, clínica médica, centro cirúrgico e pediatria, além do atendimento especializado.
Na rede especializada, a Prefeitura de Angicos oferece atendimentos como CARDIOLOGISTA, dermatologista, endocrinologista, gastroenterologista, cirurgia-geral, ginecologia, mastologista, ortopedista, psiquiatra, pediatra, neurologista, urologista e ultrassonografia. Um centro terapêutico pediátrico, que conta com uma equipe MULTIDISCIPLINAR para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e demais deficiências. Além das pactuações com clínicas particulares para exames de média e alta complexidade.
Exames e cirurgias de pequeno porte e de baixa e média complexidade são realizados pelo serviço público municipal, através da estrutura do município e também pela rede credenciada. A Prefeitura de Angicos também oferece oftalmologia (consultas, exames e cirurgias) na rede credenciada.
POR MAIS POLÍTICAS EM SAÚDE E MENOS POLITICAGEM PARTIDÁRIA!
ESSA É MINHA BANDEIRA QUANTO PROFISSIONAL DE SAÚDE !